A importância das soft skills para desenvolvedores

profile photo
Lethicia
A ideia de que desenvolvedores e profissionais de T.I., no geral, só precisam trabalhar seus conhecimentos técnicos ainda é muito perpetuada. No entanto, esse pensamento vem se provando cada vez mais equivocado.
Cursos, diferentes idiomas na ponta da língua, linguagens de programação no currículo e experiência podem ser o suficiente para apontar que o profissional é capacitado, mas não mantém emprego nem garante promoções.
É verdade que, nessa carreira, a independência é mais presente, já que muitas vezes a tarefa é solitária. Não podemos esquecer, porém, que empresas e demandas são geradas por pessoas, sendo necessário saber nutrir uma boa convivência com elas e com si próprio – algo que um currículo impecável não pode fazer.
É aí que entram as soft skills.
O que são soft skills?
Elas são habilidades comportamentais e subjetivas que influenciam fortemente a carreira de um desenvolvedor. Simples, né? Mas implementá-las na correria do dia a dia da programação nem sempre é fácil. Pense nelas como qualidades que serão consideradas na hora da entrega de um projeto e colaborarão para um bom resultado, além de auxiliarem na execução de tarefas.
A importância das soft skills se comparam, cada vez mais, à relevância das hard skills – ou seja, o conhecimento técnico e mensurável de um profissional. Segundo relatório da Deloitte Access Economics, dois terços dos empregos exigirão soft skills até 2030.
Existem diversas soft skills, e cada área se beneficia mais de um conjunto específico delas. Habilidades que podem ser consideradas fundamentais para um Analista de Dados, por exemplo, nem sempre são cruciais para um Gerente de Recursos Humanos.
Mas e para um desenvolvedor?
Considerando o conhecimento, rotina e necessidades de um desenvolvedor, algumas soft skills se mostram fundamentais. Confira, abaixo, quatro habilidades que devem ser priorizadas:
Gestão do tempo
Como citado anteriormente, desenvolvedores muitas vezes encaram tarefas individuais e, por só depender de si mesmo para a realização das tarefas, pode ser fácil se perder. Entenda, em primeiro lugar, o tempo que leva para cada etapa e, depois, se organize. Seja por Notion ou blocos de papel, anotar o que precisa ser feito e definir prioridades pode salvar um projeto.
Comunicação
Apesar de enfrentar momentos solitários, ainda é necessário conversar com o cliente e compreender suas ideias e desejos para o projeto. Nem sempre o imaginado é possível de ser executado, então é preciso ter jogo de cintura para lidar com o problema e indicar a melhor solução. Além disso, a boa convivência com designers, gestores e outros membros do time é imprescindível para um resultado satisfatório.
Adaptabilidade e resiliência
Tudo muda o tempo todo e, na área da tecnologia e programação, isso fica ainda mais nítido. Alterações em projetos, linguagens e clientes fazem parte do cotidiano de qualquer desenvolvedor. É preciso saber lidar com imprevistos e, acima de tudo, aceitar que adversidades vão continuar acontecendo. Acompanhe a inovação se inovando também: estude e trabalhe seu emocional para lidar com a volatilidade.
Inteligência emocional
Além de se preocupar com tempo, comunicação e mudanças, ainda é necessário lidar com si próprio. Um desenvolvedor comete erros, maneja vários projetos e não raramente trabalha horas demais. É difícil não se sentir sobrecarregado e, muitas vezes, frustrado. Por isso que aprimorar a inteligência emocional é tão importante: com essa soft skill, é possível reconhecer seus sentimentos e pensamentos, dá-los a devida atenção e, ainda, fazer o que precisa ser feito.
post image
Enquanto buscam pelo currículo perfeito, muitos profissionais de tech postergam o estudo da língua inglesa. No entanto, este é um erro que pode dificultar a chegada à senioridade. Entenda, no artigo abaixo, motivos que tornam a fl...
post image
technology
programming
recursion
Programação recursiva
À primeira vista, o processo de recursão pode parecer causar mais dor de cabeça do que realmente solucionar questões. Mas a verdade é que, com esta técnica, os problemas são reduzidos e simplificados até serem resolvidos. Existem ...
Powered by Notaku