4 dicas para aumentar seus conhecimentos nas férias

profile photo
Lethicia
Depois de um ano tão movimentado como 2022, está chegando a hora do merecido descanso. Quer você esteja de recesso, férias ou apenas tirando um tempo para si mesmo, este período é importante para recarregar as energias e voltar com tudo em 2023.
Mas, além do lazer e tempo passado com família e amigos, esse é um ótimo momento para estudar e manter a produtividade. Durante o passar do ano, é provável que você tenha experienciado dificuldades em algumas linguagens de programação ou gostaria de saber mais sobre certo software. No entanto, por falta de tempo, é comum que essas questões acabem ficando em segundo plano. Além disso, conhecimento nunca é demais, e é saudável manter curiosidade sobre temas que não envolvam trabalho.
Confira, abaixo, quatro dicas para ter sucesso nessa jornada:

1- Aproveite conteúdos online

Plataformas como YouTube possuem uma grande variedade de tutoriais e conteúdos informativos, gratuitos e de fácil acesso. Não raramente eles são o suficiente para sanar dúvidas, já que muitas vezes são gravados por desenvolvedores seniores. Um exemplo de canal é o do Eduardo Mendes, que faz lives sobre python.
Caso deseje enriquecer seu currículo e LinkedIn com um certificado, este é o momento ideal para investir em um curso em uma das várias plataformas online dedicadas à educação. Se aventure por uma nova linguagem ou aprimore suas habilidades nas que você já conhece.

2- Desenvolva o hábito de leitura

Livros são ótimos aliados, quaisquer que sejam os seus objetivos. Para aprimorar seus conhecimentos técnicos, aposte em livros escritos por grandes nomes do desenvolvimento de software. Código Limpo, de Robert Cecil Martin, e Como Ser um Programador Melhor, de Pete Goodliffe, são ótimos exemplos.
Como já citamos anteriormente, soft skills podem ser consideradas tão importantes quanto qualificações técnicas, já que sem elas raramente se chega a lugar algum. E, felizmente, existem diversos trabalhos incríveis voltados para o aperfeiçoamento de habilidades comportamentais. Nossas indicações de livros para uma boa liderança técnica podem te ajudar a encontrar um exemplar que misture os dois mundos.

3- Crie uma nova rotina para 2023

Com o período de pausa nas atividades que mais nos tomam horas, somos beneficiados com muitas horas vagas no dia. O mais importante, neste momento, é o planejamento. Sem ele, é provável que esse novo tempo livre passe sem que percebamos.
Primeiro, defina quantas horas por dia você pretende dedicar aos estudos. E, então, faça um calendário e preencha seus horários. Foque nas tarefas que te permitirão alcançar os resultados mais desejados primeiro utilizando a matriz de Eisenhower para te ajudar na priorização dos seus afazeres.

4-  Não se limite ao tema de seu trabalho

Durante o fim do ano, podemos ter a sensação de que já fizemos demais durante todos os 12 meses e a exaustão pode tomar conta. Por isso, encontre maneiras de aprender coisas novas enquanto descansa dos assuntos que vê todos os dias.
Assista a filmes em idiomas estrangeiros, veja documentários, leia artigos rápidos, ligue a televisão no canal de notícias… Dedique um tempo do seu dia, mesmo que pouco, para atividades que, apesar de leves, aumentarão seu conhecimento técnico sobre diversas áreas.

Apesar de ser ótimo dedicar um período das férias para o estudo, é importante ressaltar a importância do descanso. Lembre-se de que investir em si mesmo não se limita a certificações e horas voltadas ao aprimoramento técnico. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia (UCLA) constatou que a privação de sono afeta negativamente o desempenho e o processo de aprendizado. Por isso, cuide de seu corpo e se permita curtir a folga.
post image
programming
career
technology
softskills
A importância das soft skills para desenvolvedores
Certificações, diferentes linguagens de programação e um portfólio impecável não são mais suficientes para o mundo da tecnologia: é preciso ter mais que qualificações técnicas. #Hardskills são indispensáveis, mas, sem #softskill...
post image
Enquanto buscam pelo currículo perfeito, muitos profissionais de tech postergam o estudo da língua inglesa. No entanto, este é um erro que pode dificultar a chegada à senioridade. Entenda, no artigo abaixo, motivos que tornam a fl...
Powered by Notaku