4 benefícios da fluência em inglês para devs

profile photo
Lethicia
Chegar na senioridade e construir uma carreira repleta de conquistas é um objetivo que a maioria dos profissionais têm em comum. Nos times de tech, existem diversas maneiras de realizar este desejo. Otimizar os códigos, apostar em cursos com certificados e acumular conhecimento técnico são passos essenciais: afinal, sem experiência, não é possível deixar os cargos de nível júnior.
No entanto, durante o desenvolvimento do currículo perfeito, um grande erro comumente cometido por desenvolvedores é deixar outras prioridades tomarem o lugar da busca pela fluência em inglês. Ter um bom conhecimento do idioma pode ser fundamental para alavancar a carreira e é, indiscutivelmente, um dos diferenciais mais procurados no mercado.
Confira, no decorrer deste artigo, quatro benefícios da fluência em inglês para programadores:

Se tornar especialista em diferentes linguagens de programação

Como você já deve ter reparado, muitas linguagens de programação são criadas em inglês. Isso quer dizer que, caso você precise acessar documentações ou outros materiais úteis, as chances de encontrá-los em sua língua original são grandes. Conteúdos traduzidos existem, mas frequentemente são obra de voluntários.
Esperar a tradução de um material nem sempre é viável, já que, na maioria das vezes, não há como saber quando – ou se – o conteúdo estará disponível em português. Por isso, saber inglês pode ser imprescindível para aprimorar seus conhecimentos em algumas das mais importantes e utilizadas linguagens de programação do mundo.

Trabalhar para empresas estrangeiras

Ganhar em dólar ou euro é uma aspiração comum entre desenvolvedores e, felizmente, propostas vindas do exterior não são raras para profissionais capacitados. Os números são impressionantes! Entre 2020 e 2021, a busca de empresas americanas e europeias por brasileiros cresceu 700%. Usuários assíduos do LinkedIn podem confirmar: ver profissionais de tecnologia começando cargos em empresas estrangeiras já deixou de ser surpresa há algum tempo.
Não importa se a vaga almejada é full ou part-time: ter um bom conhecimento de inglês faz toda a diferença. O domínio da língua pode ser um fator decisivo na entrevista, além de facilitar o cotidiano e abrir portas para evoluir a carreira no exterior.

Ganhar acesso a uma maior variedade de conteúdo

Se você já conhece bons conteúdos em português, pense nos livros, vídeos e artigos produzidos no idioma mais conhecido do planeta que estão esperando para serem descobertos. Cada dia sem aprimorar seu inglês é uma oportunidade perdida de conhecer trabalhos incríveis em sua forma original.
Ler uma obra em seu idioma de origem permite um entendimento ímpar e sem ruídos da mensagem do autor. Para te motivar a alcançar o domínio da língua, recomendamos dois livros clássicos sobre desenvolvimento de software escritos em inglês: Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship, de Robert C. Martin, Code Complete: A Practical Handbook of Software Construction, de Steve McConnell.

Estar sempre atualizado

No universo da tecnologia, se manter atualizado é indispensável. Conhecer as soluções e tendências que acabam de ser lançadas é uma vantagem imensa para qualquer desenvolvedor que busca evoluir na carreira.
Com a fluência na língua inglesa, dominar novas tecnologias se torna uma tarefa muito mais fácil. Isso porque programadores do mundo inteiro compartilham seus conhecimentos, insights e tutoriais entre si no mesmo idioma. Seja em fóruns, YouTube, Twitter, Nostr, essas trocas com colegas de profissão são enriquecedoras.
Deu para perceber como dominar o inglês é importante para obter sucesso como desenvolvedor, né? Deixar o estudo da língua em segundo plano é um erro que coloca profissionais de tech em desvantagem, e queremos te ajudar a sair da inércia. Por isso, fique de olho em nosso próximo conteúdo: compartilharemos dicas valiosas que te auxiliarão a, finalmente, aprender o idioma universal.
post image
programming
career
technology
softskills
A importância das soft skills para desenvolvedores
Certificações, diferentes linguagens de programação e um portfólio impecável não são mais suficientes para o mundo da tecnologia: é preciso ter mais que qualificações técnicas. #Hardskills são indispensáveis, mas, sem #softskill...
post image
technology
programming
recursion
Programação recursiva
À primeira vista, o processo de recursão pode parecer causar mais dor de cabeça do que realmente solucionar questões. Mas a verdade é que, com esta técnica, os problemas são reduzidos e simplificados até serem resolvidos. Existem ...
Powered by Notaku